SABEDORIA DO CHICO XAVIER – PARTE 2

CHICO
“Toda vez que descuidamos do patrimônio do corpo, abusando e afrontando os perigos da vida e chegamos à morte, esta morte não vem de Deus. Tudo o que vem de Deus, vem devagar.”
Perante o sofrimento “O espírita chora escondido. Depois, lava o rosto e vai atender a multidão sorrindo.”
Além do cansaço “Outro dia me perguntaram por que eu continuo trabalhando, apesar da enfermidade, das limitações. Respondi: – Estou doente, mas ainda não cheguei à inutilidade. Ou fazemos ou fica por fazer. Ninguém pode fazer o que temos que fazer. A gente tem que aguentar. A desistência do dever gera um complexo de culpa muito grande.”
“O Cristo não pediu muita coisa, não exigiu que as pessoas escalassem o Everest ou fizessem grandes sacrifícios. Ele só pediu que nos amássemos uns aos outros.”
Nenhuma atividade no bem é insignificante… As mais altas árvores são oriundas de minúsculas sementes. A repercussão da prática do bem é inimaginável… Para “servir a Deus, ninguém necessita sair do seu próprio lugar ou reivindicar condições diferentes daquelas que possui.”
“Os Espíritos Amigos sempre mostram disposição de nos auxiliar, mas é preciso que, pelo menos, lhes ofereçamos uma base… Muitos ficam na expectativa do socorro do Alto, mas não querem nada com o esforço de renovação; querem que os espíritos se intrometam na sua vida e resolvam seus problemas… Ora, nem Jesus Cristo, quando veio à Terra, se propôs resolver o problema particular de alguém… Ele se limitou a nos ensinar o caminho, que necessitamos palmilhar por nós mesmos.”
“Nunca quis mudar a religião de ninguém, porque, positivamente, não acredito que a religião a seja melhor que a religião b … Nas origens de toda religião cristã está o Pensamento de Nosso Senhor Jesus Cristo. Quem seguir o Evangelho… Se Allan Kardec tivesse escrito que “fora do Espiritismo não há salvação”, eu teria ido por outro caminho. Graças a Deus ele escreveu “ Fora da Caridade ”, ou seja, fora do Amor não há salvação…”
“O desespero é uma doença. E um povo desesperado, lesado por dificuldades enormes, pode enlouquecer, como qualquer indivíduo. Ele pode perder o seu próprio discernimento. Isso é lamentável, mas pode-se dizer que tudo decorre da ausência de educação, principalmente de formação religiosa.”
“ O sentimento de ódio é um processo de auto-obsessão.”
“Sei que sou um espírito imperfeito e muito endividado, com necessidade constante de aprender, trabalhar, dominar-me e burilar-me, perante as Leis de Deus.”
“Gente há que desencarna imaginando que as portas do Mundo Espiritual irão se lhes escancarar… Ledo engano! Ninguém quer saber o que fomos o que possuíamos que cargo ocupava no mundo; o que conta é a luz que cada um já tenha conseguido fazer brilhar em si mesmo…”
“Sem a ideia da reencarnação, sinceramente, com todo respeito às demais religiões, eu não vejo uma explicação sensata, inclusive, para a existência de Deus.”
“Uma das coisas que sempre aprendi com os Benfeitores Espirituais é não tolher o livre arbítrio de ninguém; os que viveram na minha companhia sempre tiveram a liberdade para fazer o que quiseram…”
“Existem pessoas que se sentem ofendidas, magoadas por qualquer coisa: à mais leve contrariedade, se sentem humilhadas… Ora, nós não viemos a este mundo para nos banhar em águas de rosas… Somos espíritos altamente endividados – dentro de nós o passado ainda fala mais alto… Não podemos ser tão suscetíveis assim…”
“Agradeço todas as dificuldades que enfrentei; não fosse por elas, eu não teria saído do lugar… As facilidades nos impedem de caminhar. Mesmo as críticas nos auxiliam muito.”
“Emmanuel sempre me ensinou assim: – Chico, se as críticas dirigidas a você são verdadeiras, não reclame; se não são, não ligue para elas…”
“Graças a Deus, não me lembro de ter revidado a menor ofensa das inúmeras que sofri, certamente objetivando, todas elas, o meu aprendizado, e não me recordo de que tenha, conscientemente, magoado a quem quer que fosse…”
“Emmanuel sempre me disse: – Chico, quando você não tiver uma palavra que auxilie, procure não abrir a boca…”

VEJA TAMBÉM

SABEDORIA DO CHICO XAVIER – PARTE 1

REENCARNAÇÃO DA MÃE DE CHICO XAVIER, MARIA JOÃO DE DEUS – LINDO

50 PERGUNTAS SOBRE NOSSO LAR