PORQUE O CACHORRO LATE QUANDO VÊ ALGUM ESTRANHO

ensinar-cachorros

Por que sinto uma necessidade tão forte de ladrar quando algum estranho se aproxima de casa? Os humanos chegam a ameaçar tornar-me mudo.

Qualquer cão sensato se considera membro da matilha e a casa é a parte mais importante do seu território. Ainda que o papel de chefe da matilha recaia sempre sobre os humanos, todos os membros da mesma são igualmente responsáveis pelo cuidado dos demais quando o seu território vai ser invadido, e a forma mais rápida e melhor de avisar do perigo é ladrar.
Durante milhares de anos os humanos interferiram na criação dos cães transformando o lobo comparativamente pacífico – no cão ladrador. Como a capacidade auditiva dos cães é quatro vezes mais aguda que a dos humanos, são excelentes guardiães. Mas agora, depois de ter aperfeiçoado o latido e de tê-los selecionado precisamente por isso, os humanos decidiram que é uma característica canina que não desejam especialmente.
Algumas raças ladram mais que outras. Em termos gerais os cães pequenos, especialmente os terriers, são muito barulhentos, enquanto os grandes
– sobretudo os de caça – são relativamente tranquilos. A operação mediante a qual se tira ao cão a faculdade de ladrar consiste em perfurar as suas cordas vocais.
À excepção do Japão, onde o latido de um cão é o crime mais nefando, muito poucos veterinários estão dispostos a realizar esta operação. Pelo contrário, sugerem que se averigue a causa que faz o cão sentir necessidade de ladrar, para agir em conformidade. Quando tal se verifica impossível, pode experimentar-se um curioso método desenvolvido em França, que consiste em colocar no cão uma coleira especial que contém uma ampola de essência de citronela. Quando o cão ladra, é ativado um microchip colocado na coleira e a essência de limão da citronela envolve o ladrador. Este cheiro inócuo provoca-lhe um aturdimento instantâneo: em breve, a maior parte dos cães deixa de ladrar, sempre e quando usem este “ambientador” pessoal.

VEJA TAMBÉM

PORQUE O CÃO URINA QUANDO VOLTAMOS PARA CASA

PORQUE SEU CACHORRINHO SE ESFREGA EM PORCARIAS

O QUE OS CÃES GOSTARIAM DE SABER